quarta-feira, 8 de julho de 2009

Região Sudeste



Região Geoeconômica: Centro-Sul
Estados: SP, MG, RJ e ES
Área: 924.511,292 km²
População: 77.857.758 hab.
Densidade: 84,21 hab./km²
IDH médio: 0,824 elevado
PIB: R$ 1.213.790.703.000
PIB per capita: R$15.468,00
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%), abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil
Relevo:
Podemos identificar quatro grandes divisões no relevo no Sudeste:
Planícies e Terras Baixas Costeiras
Serras e planaltos do Leste e Sudeste
Planalto Meridional
Planalto Arenito-basáltico
Clima: A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
Vegetação: A variedade de tipos de clima permite deduzir que primitivamente existiu uma variedade de tipos de vegetação, hoje em grande parte devastada, devido à expansão agrícola.
Hidrografia: Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas, merecem destaque:
Bacia do Paraná, Bacia do São Francisco, Bacia do Leste e Bacia do Sudeste-sul.
Cultura: A cultura da região Sudeste é, basicamente, de origem portuguesa. As diversas colônias de imigrantes, com destaque para os italianos e japoneses, também têm forte influência. A influência indígena e africana são marcadas na música e na culinária da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário