Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Oceanos
Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:
Escala Geográfica
Escala Geográfica
A escala numérica é uma das principais aplicações da cartografia. Ela pode ser representada graficamente sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos, é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real (definição do IBGE). Assim, quando se utiliza uma régua, um escalímetro ou até uma linha conseguimos obter a distância imediata.
Você pode usar o seguinte raciocínio, um dividido por 5 mil é maior que 1 dividido por 30 milhões.
Quanto maior a escala, maior o número de detalhes representados.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Fuso Horário
Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, como se vê no mapa anexo, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da China, que poderia abranger algo como 4 fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã).
Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o meridiano de Greenwich, o qual divide o fuso horário.
Tectonismo de Placas
Limites divergentes ou construtivos – ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra.
Limites convergentes ou destrutivos – (também designados por margens activas) ocorrem quando duas placas se movem uma em direcção à outra, formando uma zona de subducção (se uma das placas mergulha sob a outra) ou uma cadeia montanhosa (se as placas simplesmente colidem e se comprimem uma contra a outra).
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Solstício e Equinócio
Ao longo do ano vamos observando mudanças nas estações do ano. Ouvimos falar em equinócios e solstícios, sempre relacionados com essas mesmas estações. Apesar destes dois termos - equinócios e solstícios – serem falados com alguma frequência nem sempre são totalmente compreendidos. Vamos então abordar este assunto.
As estações do ano ocorrem porque a Terra possui um eixo de rotação com uma inclinação de 23,5º em relação à perpendicular da orbita da Terra em volta do Sol, a eclíptica, que é o mesmo que dizer que o equador da Terra apresenta uma inclinação de cerca de 23,5º em relação ao plano orbital. Esse eixo de rotação fica sempre apontado na mesma direcção ao longo do ano. È essa inclinação que faz com que a incidência da luz solar seja diferente entre o hemisfério norte e o hemisfério sul em grande parte do ano (excepto quando ocorrem os equinócios).À medida que a Terra vai girando em volta do Sol, a inclinação da linha que liga o Sol a determinado ponto da Terra vai variando, fazendo com que a luz solar incida segundo ângulos diferentes ao longo do ano.
O termo equinócio deriva de uma palavra latina que significa “noite igual”, pois na data em que ele ocorre, o dia e a noite tem duração igual e isso acontece nos dois hemisférios.A 21 de Março de cada ano, dá-se o equinócio da Primavera no hemisfério norte que corresponde ao equinócio de Outono no hemisfério sul. A 23 de Setembro dá-se outro equinócio, se estivermos no hemisfério norte é o de Outono, se estivermos no hemisfério sul é o da Primavera. Nos equinócios a luz solar incide com igual intensidade nos dois hemisférios.
O solstício ocorre no momento em que em relação ao Sol (não em relação ao plano orbital, pois aí é constante) os hemisférios atingem a maior inclinação possível. Consequentemente, visto da Terra, num hemisfério o Sol atinge a altura máxima enquanto que no outro hemisfério atinge a altura mínima.A 21 de Junho ocorre no hemisfério norte o solstício de Verão, enquanto que no hemisfério sul dá-se o solstício de Inverno. A 22 de Dezembro ocorre outro solstício, no hemisfério norte o de Inverno, no hemisfério sul o de Verão.
Épocas Geológicas
Hadeano ( vai de 3,8 bilhões à 3,5 bilhões de anos atrás)
Arqueano ( vai de 3,5 bilhões à 2,5 bilhões de anos atrás)
Proterozóico ( vai de 2,5 bilhões à 650 milhões de anos atrás)
Vendiano ( vai de 650 milhões à 540 milhões de anos atrás)
Obs.: Período de formação da Terra.
Era Paleozóica ( vai de 540 milhões à 245 milhões de anos atrás)
Cambriano ( vai de 540 milhões à 490 milhões de anos atrás)
Ordoviciano ( vai de 490 milhões à 440 milhões de anos atrás )
Siluriano ( vai de 440 milhões à 408 milhões de anos atrás )
Devoniano ( vai de 408 milhões à 360 milhões de anos atrás )
Carbonífero ( vai de 360 milhões à 286 milhões de anos atrás )
Permiano ( vai de 286 milhões à 245 milhões de anos atrás )
Obs.: Início da Vida na Terra.
Era Mesozóica ( vai de 245 milhões à 65 milhões de anos atrás)
Triássico ( vai de 245 milhões à 208 milhões de anos atrás )
Jurássico ( vai de 208 milhões à 144 milhões de anos atrás )
Cretáceo ( vai de 144 milhões à 65 milhões de anos atrás )
Obs.: "Era dos Dinossauros"
Era Cenozóica ( vai de 65 milhões de anos atrás até os dias de hoje)
Terciário:
Paleoceno ( vai de 65 milhões à 58 milhões de anos atrás )
Eoceno ( vai de 58 milhões à 34 milhões de anos atrás )
Oligoceno ( vai de 34 milhões à 23 milhões de anos atrás )
Mioceno ( vai de 23 milhões à 5 milhões de anos atrás )
Plioceno ( vai de 5 milhões à 2 milhões de anos atrás )
Quaternário:
Pleistoceno ( vai de 2 milhões de anos à 11 mil anos atrás )
Holoceno ( vai de 11 mil anos atrás até os dias de hoje )
Obs.: "Era dos Mamíferos"