Ao longo do ano vamos observando mudanças nas estações do ano. Ouvimos falar em equinócios e solstícios, sempre relacionados com essas mesmas estações. Apesar destes dois termos - equinócios e solstícios – serem falados com alguma frequência nem sempre são totalmente compreendidos. Vamos então abordar este assunto.
As estações do ano ocorrem porque a Terra possui um eixo de rotação com uma inclinação de 23,5º em relação à perpendicular da orbita da Terra em volta do Sol, a eclíptica, que é o mesmo que dizer que o equador da Terra apresenta uma inclinação de cerca de 23,5º em relação ao plano orbital. Esse eixo de rotação fica sempre apontado na mesma direcção ao longo do ano. È essa inclinação que faz com que a incidência da luz solar seja diferente entre o hemisfério norte e o hemisfério sul em grande parte do ano (excepto quando ocorrem os equinócios).À medida que a Terra vai girando em volta do Sol, a inclinação da linha que liga o Sol a determinado ponto da Terra vai variando, fazendo com que a luz solar incida segundo ângulos diferentes ao longo do ano.
O termo equinócio deriva de uma palavra latina que significa “noite igual”, pois na data em que ele ocorre, o dia e a noite tem duração igual e isso acontece nos dois hemisférios.A 21 de Março de cada ano, dá-se o equinócio da Primavera no hemisfério norte que corresponde ao equinócio de Outono no hemisfério sul. A 23 de Setembro dá-se outro equinócio, se estivermos no hemisfério norte é o de Outono, se estivermos no hemisfério sul é o da Primavera. Nos equinócios a luz solar incide com igual intensidade nos dois hemisférios.
O solstício ocorre no momento em que em relação ao Sol (não em relação ao plano orbital, pois aí é constante) os hemisférios atingem a maior inclinação possível. Consequentemente, visto da Terra, num hemisfério o Sol atinge a altura máxima enquanto que no outro hemisfério atinge a altura mínima.A 21 de Junho ocorre no hemisfério norte o solstício de Verão, enquanto que no hemisfério sul dá-se o solstício de Inverno. A 22 de Dezembro ocorre outro solstício, no hemisfério norte o de Inverno, no hemisfério sul o de Verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário