segunda-feira, 22 de junho de 2009


Região Geoeconômica: Centro-Sul e Amazônia
Estados: MT, MS, GO e DF

Área: 1.606.371,505 km²
População: 13.269.517 hab.
Densidade: 8,26 hab./km²

IDH médio: 0,815 elevado
PIB: R$ 190.160.672.000
PIB per capita: R$ 14.604


A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.

O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:
Planalto Central
Planalto Meridional
Planície do Pantanal

Clima: O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Hidrografia: A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios, agrupados em três grandes bacias hidrográficas: Bacia Amazônica, Bacia do Tocantins-Araguaia e Bacia Platina.
Vegetação: Principalmente Cerrado e Floresta Amazônica.
Cultura: A presença indígena é muito intensa no Centro-Oeste. Habitam numerosas tribos inóspitas e em algumas reservas e parques indígenas que podem ser citados: o Parque Indígena do Xingu, que reúne cerca de 20 tribos diferentes, o Parque Indígena do Araguaia, na ilha do Bananal, a Reserva Indígena Xavante e a Reserva Indígena Parecis

Nenhum comentário:

Postar um comentário